5/19/2011

Adoradores em Espírito e em Verdade


"Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".
Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

João 4:20-24

Jesus e mais um dos seus particulares encontros.
Ele dá uma simples e correta aula de adoração para uma mulher simples.
Eu iria além, não é somente uma aula de adoração, e sim uma aula pratica para se ter uma vida abundante: Adorar em espirito e em verdade.
Todos nós sabemos que devemos adorar, mas o que significa adorar em espírito e em verdade?
Aquela mulher tinha muitas indagações dentro de si e penso eu que ela ficava confusa com a religião e os ritos. É mais ou menos como hoje. Talvez você já fez perguntas como essas, como: O que é certo fazer “Em nome de Deus”? O que é prosperidade? Porque existem tantas religiões e por conseguinte, qual é a religião verdadeira, boa pra minha vida?  No meio de tantas igrejas evangélicas, qual é a igreja certa?
Por esta razão a mulher questionou: - E aí, profeta? Meus pais adoravam neste monte, O monte Gerizim (- segundo o teólogo Russel Shedd, era o lugar onde os samaritanos fizeram um templo paralelo a Jerusalém para adorar seus deuses), que era o monte da bênção (Dt.11.29). Mas, o seu povo adora em Jerusalém, e aí?
Aí, Jesus falou pra ela: - Boa pergunta, mulher. Seu questionamento é saudável. Esquece tudo isso, tá tudo errado, vocês estão preocupados com lugares, locais. Vocês precisam adorar em espírito e em verdade (Atos 17.24). Esse é o que o meu Pai procura neta geração: adoradores em espírito e em verdade!

Adorando em espírito

Deus é espírito. Devemos adorar também espírito.
Adorar em espirito, é adorar a Deus com a sua essência interior, e não na aparência.
Sinais, gestos, musicas, danças, não é sinal de adoração em espírito. Isso pode até ser algo que reflete seu interior, mas não necessariamente o faz.
Portanto, não se impressione com a santidade de ninguém, como o exterior, porque dentro da igreja, dentro de um grupo de crentes, é muito mais fácil transparecer uma vida santa. Isso pode ser uma armadilha holográfica!
Você quer conhecer verdadeiramente um adorador? Comece indo na casa dele, pergunta ao marido dela ou converse com seu patrão.
Aqueles com quem passamos a maior parte do tempo sabe um pouco mais sobre nós. Deus passa o TEMPO TODO COM VOCE, ENTAO SÓ ELE SABE QUEM REALMENTE VOCE É!
ADORAR em espirito é adorar com seu íntimo, independentemente de igreja, religião, ou culto.  É sua vida de louvor, oração e relacionamento diário e sincero a Deus.

Adorando em verdade

Jesus Cristo pronunciou que Ele é a verdade. Adorar em verdade é ter o foco da adoração em Jesus. Joao 14:4 – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. João 1.14
Isso nos leva a duas análises:

1: Podemos pensar que adoramos a Jesus, mas na verdade não o estamos fazendo. Como? Dizemos que adoramos a Deus acima de todas as coisas, mas nossa realidade reflete outra coisa. Quem adora verdadeiramente a Deus passa mais tempo com Deus ou com a TV? Quem ama ao Senhor e não abre a boca pra cantar ou pra dizer algum elogio=louvor a Ele, realmente o adora?
Quando nosso time joga ou temos um encontro com quem gostamos, você fica com dor de cabeça e fica em casa, ou vai assistir ao jogo ou sai pra jantar? Então concluímos que: pensamos que O adoramos, mas na verdade estamos com o coração cheio de IDOLATRIA.
A palavra idolatria significa a) Adoração de ídolos. b) Ato de prestar culto divino a criaturas. c) Amor cego, paixão exagerada. Fonte: Dicionário Michaelis.
Logo derrubamos aquela mística de que idolatra é só quem adora imagens. Também é, mas não é só isso. Mas é também o amor cego pelas coisas e não pelo criador. Amor ao dinheiro, etc... Isso nos leva a segunda análise:

2: Podemos tirar o foco inicial da adoração a Deus (VERDADE) e focar em nós ou nas nossas obras.
A terceira definição diz: Amor cego, paixão exagerada. Existem pessoas que tem paixão cega por si mesmo ou pelas obras que “pensa” que produziu em nome de Deus.
Quando você ouvir na adoração, principalmente coletiva ou televisiva, muito “EU” e pouco Deus, há alguma coisa errada. "Porque eu faço, eu aconteço, nossa igreja é isso ou aquilo, etc". ... Tenho me impressionado com muitas pessoas que são verdadeiros “querubins”. E nas ministrações, dizem que Deus fala COMIGO de modo diferente, Deus soprou no MEU ouvido, EU tive a visão de Jesus, Deus deu pra MIM o dom tal...
Neste caso, foco da adoração está na pessoa física e Deus não aceita este culto. Sua adoração deve ser baseada em Jesus, que é a VERDADE!

Então dentro desse pilar – EM ESPÍRITO E EM VERDADE, compartilho apenas 2 marcas de um verdadeiro adorador em espirito e em verdade.


1. ORAÇÃO.
Essa é a primeira marca de um adorador. Só podemos nos relacionar com quem conhecemos. Qual é a forma de nos relacionamos com Deus?
ORAÇÃO! Na oração, é onde o relacionamento, o diálogo acontece. Se somente lemos a bíblia, é monólogo. Deus fala contigo, e você, fala com Deus? Se seu diálogo (oração) com Deus acontece somente no ajuntamento, isto é, na igreja e nas celebrações, seu relacionamento é superficial. Quem diz que tem Deus como amigo íntimo e não se tranca no quarto com Ele pra abrir seu coração, compartilhar alegrias e tristezas, não passa de um mero conhecido, pois não desfruta de sua presença no particular. A intimidade com Deus não se dá na sala de estar, e sim no quarto! Você pode receber todas as pessoas, conhecidas ou não na sua sala, mas você só leva para o seu quarto pessoas íntimas!
E não adianta ir no microfone cantar ou dizer: “Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus”. Encontrar o melhor amigo somente nos domingos, e de vez em quando, nas terças e quartas. Não é sinônimo de amizade profunda. 
"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. (Mateus 6.5-6)
Vida de adorador começa dentro do quarto, no lugar secreto. Isso é adorar em espírito, um Deus que é Espírito!


2. AMOR
Adorador que é cheio de Deus reflete o amor, porque Deus é AMOR!
“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (1 Jo. 4.7,8)
A bíblia diz que “as más companhias corrompem os bons costumes.” (1Cor.15:33)
Companhia diz algo parecido com: andar junto, conhecer, ter intimidade. E esse texto que lemos anteriormente, diz algo bom sobre boa companhia: “Quem ama, CONHECE a Deus.”
Aqueles que conhecem a Deus e são nascidos dEle, e, logo, o amam, sabe amar também. Pois as boas companhias diria eu que, melhoram os BONS COSTUMES!
Consequentemente, quem ama, ama o próximo. Não guarda esse amor pra si. Essa advertência de Paulo é prática: “Amados, amemo-nos uns aos outros”. Sua vida de adoração, sua santidade tem que refletir na prática. 
Isso me lembra outro texto, que é cheio de supostos adoradores, que impressionavam os homens mas eram reprovados por Deus por não terem prática no amor: O texto do bom samaritano. Lucas 10.30.
NEste texto, o santo, o adorador extravagante, o sacerdote, passa ao largo nas questões sociais e humanas. 
Querido, seu amor tem que refletir lá fora, lá no seu trabalho. Mas se você não anda com Deus (não tem boa companhia) vai faltar o amor e se falta o amor, diz a bíblia, que nada adianta...
Os filhos de DEus precisam ter o DNA divino, afinal, Ele é nosso Pai! Há pessoas que se dizem filhos de Deus mas que não tem nem os trejeitos do Pai! Quais os traços (genéticos) que você tem dEle?

Você tem o desejo de realmente ser um verdadeiro adorador aos olhos do Pai? Edificar em sua vida, uma vida de adoração?
INVISTA EM ORAÇÃO que é relacionamento com Deus.
Abra seu coração para o Senhor, busque intimidade.
“Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro; já de manhã a minha oração chega à tua presença”(Salmo 88.13). INTIMIDADE, PRAZER!
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”(Romanos 12:12) 
AME! Seja em Deus aquilo que Deus quer que você seja pra Ele!
Porque não adiantará você conquistar seus sonhos, ter todos os dons, pois se não houver amor, sua suposta vida de adoração, sua santidade, sua religiosidade, de nada adiantará!
Deus te abençoe,

Daniel Tinoco
mensagem compartilhada na Igreja Brasileira da Bay Area, California em 20 de Março 2011

No comments:

Post a Comment