12/14/2011

CONSIDERANDO DEUS EM NOSSAS VIDAS

"E você, meu filho Salomão, reconheça (CONHECE) o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.
Veja que o Senhor o escolheu para construir um templo que me sirva de santuário. 
Seja forte e mãos ao trabalho!
I Crônicas 28.9,10

REI SALOMÃO
A Bíblia diz que Salomão foi o homem mais sábio que já existiu em toda a terra: 1 Reis 3.12 e 4.34. Salomão também foi um homem muito rico. O Rei mais rico que já existiu: 3:13.  Ele era filho do grande Rei Davi.
Esta palavra foi dada a Salomão momentos antes dele suceder seu pai Davi no trono de Israel (v.5) e na edificação do templo (v.6). Ouvir conselhos de pai ou de anciãos ou de pessoas experientes, lideres religiosos, está cada vez mais fora de moda. Há muito desrespeito ás autoridades familiares e espirituais. Mas, Assim, como Davi, aconselhou seu filho, Deus, nosso Pai, nos ensina através deste texto 3 coisas pra nós:

            1. SERVIR E CONHECER A DEUS DEVEM CAMINHAR JUNTOS. Algumas traduções do verso dizem assim: "conhece o Deus de teu pai, e serve-o de coração íntegro e alma voluntária”. Voluntário, Isto é, espontaneamente.
            Nunca se falou tanto sobre servir e fazer a obra de Deus. Nunca se produziu tanta literatura evangélica, cantores, pastores eletrônicos, shows. Nunca se “SERVIU” tanto a Deus. Porém, creio que esta geração de crentes é a que menos conhece a Deus. Porque se conhecêssemos a Deus e a Sua Palavra, não viveríamos do modo que vivemos hoje. Se você atentar para o verso 8, este diz algo sobre possuir boa terra e deixar um legado que alcance gerações, Mas...
Porque nossas decisões sempre batem na trave? Porque muitas das vezes nem o básico do nosso filho, conseguimos educar, quanto mais deixar um legado que atinja gerações e gerações?
Porque não obedecemos os mandamentos do Senhor. Não andamos de acordo com a Sua Palavra e vivemos uma vida de oração. PERGUNTA: Você antes de fazer um negócio, uma viajem, um dia de trabalho, você pede orientação ao Senhor? E quando pede e Ele te dá, você obedece? 
Outra coisa interessante: Você conhece alguém que serve a Deus, mas é como se não O conhecesse? ... Você precisa ser crente para tocar e cantar numa banda gospel? REalizar algum trabalho religioso ou filmar ou operar um equipamento técnico dentro de uma igreja?
O que vai fazer diferença no mundo não é somente QUEM VOCÊ SERVE (DEUS), E SIM, SE VOCE CONHECE QUEM SERVE E COMO VOCE O SERVE!
            Quando a Bíblia fala em servir, antes de tudo, fala em conhece-lo, e a palavra servir vem acompanhado de: TODO O CORACAO E ESPONTANEAMENTE. Você só consegue servir de Todo coração e espontaneamente quando você conhece, deseja, tem intimidade.
Exemplo: Um vendedor de carros te atende muito bem e ele pode até ir com a sua cara né? Ele pode estar até fazendo de coração, mas não o está de TODO O CORACAO. Porque no fundo, no fundo, ele te serve mas o resultado que ele espera é a recompensa dele no final do mês, com a comissão da venda. Existem muitos artistas evangelicos, pastores, membros de igreja, que servem de coração, mas talvez não O servem de TODO O CORACAO. Pois seus egos e suas necessidades existenciais se sobrepõem ao verdadeiro digno de toda adoração. Há um interesse por trás do servir. Na maioria dos casos, a necessidade de elogios e mostrar seu valor a um grupo ou comunidade.
SIRVA MESMO A DEUS, pois quem o conhece verdadeiramente não consegue ficar parado! O v. 10 diz: Sê forte e faz a obra!!! Mãos ao trabalho. Porque há o outro lado da moeda também. Existe um farisaísmo na igreja evangélica que gera uma competição de serem uns mais santos que outros, mas ninguém faz nada pela obra de Deus. Você que se julga um super-crente consagrado,  repara tudo na vida de todos, posa de crente com a bíblia na mão, mas não veste, por exemplo a camisa de sua igreja local, não contribui com seu trabalho, não dá oferta, não se motiva com nada nem vibra com as vitórias da igreja, e mal frequenta os cultos... eu digo: precisamos conhecer mais a Deus, ou melhor, mais intimamente, pois se conhecêssemos mais profundamente, saberiamos que ele estabeleceu Seu reino aqui na terra, por meio da igreja que Ele, Jesus Cristo, edificou e nos colocou como parte desse projeto divino!

2. O EVANGELHO E A VIDA CRISTÃ NÃO TEM MISTÉRIO. Mais claro que isto, impossível.  Deus nos deu algo que todos nós sabemos: LIVRE ARBITRIO.  Porém, gostamos de complicar e ir contra a lei de Deus. Achamos que vamos fazer o que quisermos da vida, andar conforme as próprias forças, própria sabedoria,  próprios prazeres, e no final tudo dará certo?
Não é isso o que a  Bíblia diz.
Você tem a opção de fazer o que bem quiser, porém, isso gera consequências.
Gálatas 6:7-9 “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”.
Agora, olha como Deus e a Bíblia são maravilhosos: duas palavras falando a mesma coisa: “Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre”.
Se você o buscar, você vai encontra-lo, não importa sua condição social, intelectual, física e moral! Muitas pessoas não precisaram de pastor para se converter, e isso aconteceu lendo a Bíblia sozinhos! 

3. SEJA FORTE E MÃOS AO TRABALHO PORQUE EU TE ESCOLHI! Como Deus escolheu Salomão, Ele nos escolhe também. “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. Joao 15:16
Assim como Deus deu muitas palavras encorajadoras a Gideao, Josué, a Elias, e consequentemente, vitórias, Deus te dá um recado: Seja forte e corajoso, e mãos ao trabalho. Produza algo de valor para Deus, viva de acordo com Sua vontade, procure agradá-lo acima do seu bem-estar, além dos seus caprichos e prazeres, e ele te dará vitória, como ele Deu a Salomão:
29.23-25 “De maneira que Salomão assentou-se como rei no trono do Senhor, em lugar de Davi, seu pai. Ele prosperou, e todo o Israel lhe obedecia. Todos os líderes e principais guerreiros, bem como todos os filhos do rei Davi prometeram submissão ao rei Salomão. O Senhor exaltou muitíssimo Salomão em todo o Israel e concedeu-lhe tal esplendor em seu reinado como nenhum rei de Israel jamais tivera."
Salomão prosperou porque arregaçou as mangas e assumiu o compromisso que deveria ser do seu pai. Davi não poderia levantar o templo. Há momentos, que não será o outro que vai fazer. Você que é que foi escolhido para fazer. Não fique esperando teu companheiro de ministério, de célula, ou seu irmão falar de Jesus ou ir visitar um doente ou orar por alguém. A OBRA É SUA. E Deus é bem claro nisso. Ele está falando pra você e conta com contigo!

Salomão teve sucesso no início do seu reinado porque compreendeu tudo isso:
Ele percebeu que CONHECER E SERVIR A DEUS CAMINHAM JUNTOS. Ele entendeu que A VIDA CRISTÃ NÃO TEM MISTÉRIO: Se você O procura, Deus te acha, e se você O abandona, Ele te rejeita.  E por fim, ele SE FORTALECEU NO SENHOR E FOI AO TRABALHO.

Que Deus nos abençoe e nos ajude,
Daniel Tinoco

No comments:

Post a Comment