8/17/2010

Fez, pois, Deus o México e viu Deus que isso era bom! (Genesis 1.7,10)

Parecia que a viagem para esta terra que aprendi a amar e entender seria um tanto frustrante. Só parecia, Foi maravilhosa!

A começar pelo colapso tecnológico que a antecedeu: Como uma providência divina, esqueci de checar no weather.com como estaria o tempo em Cancun. Logo após fechar 9 dias de viagem com hotel All inclusive (isso quer dizer qualquer tipo de bebida, e muita comida de graça) com quarto de frente para o mar, a amada esposa sempre preocupada com o tempo, me dizia: Como estará o tempo em Cancun? Vou checar, respondi. Para minha primeira decepção, meu iPhone (abaixo a tecnologia!) registrava altas temperaturas na faixa dos 80ºF durante 9 dias, contudo os benditos ícones que traduziam o clima dizia: TEMPESTATES E CHUVAS CONTÍNUAS! E isso foi descoberto dois dias antes da tão sonhada viajem.

Já dentro do avião, antes deste começar a taxiar, como um bom cristao que vive a cada dia rompendo em fé (Marco Antonio Peixoto),  fui checar novamente o tempo. Dizia consigo mesmo: “Chequei o tempo 2 dias atrás, esses telefones são falhos… tecnologia imprecisa. Senhor, restitui o tempo, eu quero de volta o que e meu! (Trazendo a Arca) Vamos checar de novo, honey!” Para nossa decepção… mais sinal de tempestade. Juntando este momento com a situação de estarmos na última poltrona, que não havia espaço para reclinar, e sendo rodeados pelo odor dos banheiros traseiros da aeronave que já exalava um odor peculiar de Rodoviária Novo Rio em São Cristovão, e sabendo que para chegar ao suposto paraíso, teríamos que viajar de San Franciso para nada mais longe que Philadelphia, depois esperar 3 horas, voar para Charlotte e, só depois chegar a Pátria Quase Celestial depois do almoço. Ficamos tensos e preocupados. Mas a viajem começou, e lá vamos nós! somos brasileiros e não desistimos nunca!

Viajem vai, viajem vem, no último vôo começamos a sentir que o melhor de Deus ainda estava por vir (Kleber Lucas) porque: 1) Ao invés das últimas poltronas, viajamos na primeira fileira da coach! Já era alguma coisa, uma espécie de ante-sala da business class. Éramos como sacerdotes no tabernáculo, porém, havia um véu que cobria o santuário de cima abaixo e separava o Lugar Santo do Santo dos Santos. E neste lugar, somente os Business Men Sumo-Sacerdotes poderiam entrar. 2) Todavia, por falta de lugar no Lugar Santo, minhas malas entraram no Santo dos Santos, e sem cordinha e sininho. 3) O comandante avisara no sistema de som que o tempo em Cancun estava bem quente e que havia apenas algumas nuvens no céu! Glorias a Deus nas maiores Alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.
   Ao descer do aeroplano e enfrentar longa fila na imigração mexicana, olhamos pelas janelas do aeroporto e vimos um sol a brilhar e um imenso e vasto céu azul! Nossas certezas de que a tecnologia também tem lá suas falhas se comprovaram. O tempo estava ótimo!

Depois disto, ao descer do avião, tudo foi festa! Até a importunação de uma espécie que tem se proliferado muito, principalmente em lugares turísticos, que nomeei de Time-shitters, não nos incomodou muito. Antes mesmo de respirar aquele ar abafado e quente desta grande nação, fomos importunados por um jovem desta espécie que por muuuuuito mas muito pouco nos engatou uma reunião já no dia seguinte e ainda iria cobrar 50$ de cada um para entrar no Xcaret, enquanto muitos conseguem um ticket de $116 de graça. Mas como eu tenho uma esposa que quebra o côco mas não arrebenta a sapucaia, não satisfeita com a situação, momentos antes de entrar no shuttle, decidiu voltar e pegar a foto de Benjamin Franklin de volta. O  Time-shitter quase chorou, mas ela foi implacável… mas isso é digno de um post a parte pois foi muito engraçado esse momento, inclusive o mico que paguei!
Depois disso, tudo foi muito bem! Foi uma “Viagem first time” em muitos sentidos. First Time in Mexico, Carribean Sea, Café Flambado, Pina Colada, Tequila, All inclusive hotel, e claro, nossa primeira Time share experience. É claro, não compramos nossas semanas de lugar ao sol e ainda conseguimos ir em Chichen Itza (eleito uma das 7 Maravilhas do Mundo de grátis!)

Esta é uma viajem que é recomendada para todas as pessoas, desde casais idosos aos solteiros que gostam de agito. O pessoal do hotel foi muito cordial conosco, principalmente por nos dar um quarto com vista para o mar sem pagar nenhum peso por isto pois os quartos básicos estavam lotados. O staff do hotel é muito educado e divertido e havia atividades na piscina diariamente: Gincanas, aeróbica, volleyball tequila, futebol de areia, dança, etc. A única coisa lamentável foi que tive que jogar futebol de praia pela seleção da argentina pelo mundialito de futbol solaris. Tudo bem, foi fun e ficamos com a medalha de prata e fui artilheiro do torneio.
   Quanto às refeições, sem comentários… aconselho fazer regime antes e depois de ir pra um lugar desses. Você realmente peca!!! Muitos frutos do mar, pasta, e é claro, Mexican food! E bebida liberada também. Cuidado guys, para aqueles que tem problema com álcool não aconselho ir … tentação demais. Até eu que não bebo, tive que provar algumas coisinhas é claro! Mas fiz como Jesus manda, bebi com bastante moderação sem se embebedar.

Finalizando, A cidade tem muitas opções de shows, parques e night life, que por sinal, tome cuidado também. O pessoal lá é bem doidão, principalmente os americanos que vão pra lá e querem fazer tudo que não podem na terra do Tio Sam. Não aconselho os clubs para crentes de verdade. Mas se você é crente chulé, pode ir. Mas Cancun encanta mesmo é pelas belezas naturais e companhia do sol. Um mar de fazer frente com o do país tropical abençoado por Deus e bonito de natureza (Jorge Ben-jor), um povo muito alegre e simpático e de belezas naturais incríveis, coisa de cinema, além de muita organização (coisa que não se vê no Brasil). Sugestões de visita: Xcaret e Chichen Itza são impressionantes. Vale a pena. Gaste uma parte da manhã no time share e pegue um deles como gift pela encheção de saco. Amei o Itza. Nele estão os maiores sítios arqueológicos da cultura Maya. Impressionante a grandeza e a organização dessa sociedade que era muito evoluída antes de os Espanhóis chegarem e bagunçarem com os baixinhos. Eu te agradeço Deus por se lembrar de mim e nos proporcionar esta viajem de 10 anos de casamento com a mulher que amo.

Hasta la vista, México!

Daniel Tinoco

2 comments:

1. Faaaalaí guia turistico das terras de Deus!
    me amarrei no relato e to curioso pra saber qq houve com a devolução (sem recibo) do dinheiro do passeio.
    Mas aí ó, nem na viagem vc deixa de jogar bola, isso é que é vicio hein, hehehe.
    depois vc explica melhor essa historia de "time-shitters"
    Falow
    Vina

ReplyDelete
  2. Sao seus parentes mexicanos?!!!!!!!!