7/23/2010

Ouça boa música!

    A música é rainha das  ARTES (no Latim, Ars - que significa técnica/habilidade), me desculpem os escritores, pintores, atores, etc. Ela expande nossas emoções e racionalidade. Paul McCartney (ex-Beatle), disse uma vez que a música é capaz de curar. Ela traz vida e pode também gerar morte. A música rompe fronteiras não somente do mundo fisico mas trascende até o mundo espiritual. 
  Decidi escrever este pequeno texto sem nenhuma pretensão de impor minha opinião. E já vou adiantando que respeito correntes e posições individuais. Apenas escrevo sobre isto, pois de fato, há muita gente mal informada e fazendo da música secular um demônio de proporções estratosféricas. 
  
   Música é criação de Deus! A ARTE é uma criação divina. Deus é o artista, ele pintou seu quadro da vida, deu cores e formou mares e continentes e tudo que há nessa terra maravilhosa pra nosso usufruto. Mas, infelizmente vejo pessoas ainda hoje, principalmente no Brasil desaprendendo a contemplar mais essa esplêndida criação divina, pois muitos defendem que música boa para cristão ouvir é música a gospel, evangélica, e só! Mas é só isso? Fico pensando que malefício tem pra mim ouvir algo como:

"Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar 
ai que bom que isso é meu Deus que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus resiste aos olhos meus só p'ra me provocar 
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar" (Tom Jobim). 

   Parafraseando Roberto Carlos, se a música boa ou má existe, você pode escolher: É preciso saber viver, e ouvir também! 
  
    E é aí que eu quero chegar: Em todo lugar, profissão, arte, ou religião (cuidado, não falei DEUS - esse é bom o tempo todo!), há coisas boas e ruins. Há melodias boas ou ruins, independente do estilo musical, e há letras boas ou ruins. Dizia Rick Warren em seu livro Uma igreja com Propósitos, que não existe melodia sacra ou profana. O que faz a música ser religiosa ou secular é seu conteúdo literário, ou seja, sua letra. Então, melodia, ritmo e harmonia não é "problema"!
   A letra é a tradução do que melodia+harmonia+ritmo querem dizer ao nosso coração. Realmente eu concordo com muitos nesse ponto: cuidado com o que você ouve (letras), mas não só na música, e sim nas conversas com os amigos, na fofoca do trabalho e até com irmãos da igreja. Afinal, você só fala de coisas "sacras" todo o tempo? ou você não acompanha futebol também (que por sinal é uma arte!)? Onde está Deus nas peladas de fim de semana ou nos jogos de tabuleiro?
   O que me espanta é o fato de pessoas que levantam a bandeira da GOSPEL MUSIC ONLY gostar de ver, por exemplo, novelas da globo. Qual é a trilha sonora que climatiza as tramas e traições? música gospel? E quando você vai ao cinema com sua namorada ou esposa, você vai ver Moisés e os 10 mandamentos (risos) ou vai dar umas beijocas na sua gata ou no seu gato ao som de "My heart will go on" do belo Titanic (e vibra pra mocinha ficar com o Di Caprio)? Muitos de nós, crentes, gostamos de ver UFC e até filmes de terror, mas ouvir Zéca Padoginho ou Stevie Wonder? Tá amarrado!
 
   Amigo(a), retenha sempre o que é bom e selecione o que entra em sua mente e coração. Nem todo Rock 'n Roll, samba, hip-hop ou reggae, ópera, etc. são bons aos olhos de Deus, tem muitas letras, grupos e cantores que exaltam claramente as obras da carne e satanás (e nem precisa virar disco ao contrário pra descobrir) e são paupérrimas, assim como muitas letras evangélica são tão pobres que Deus deve se envergonhar da criatividade de seus filhos e dizer: "Ele fizeram isso pra mim"?
   Finalmente (obrigado pela paciência) alguns reagem assim: Mas a música tem um sentido espiritual, entra no subconsciente, fica martelando, blá-blá-blá... Pra esses, eu pergunto: E as notícias catástrofes, guerras, todo tipo de violência, promiscuidade e demonismo que impera nos noticiários locais, regionais e internacionais, que ouvimos, vimos e lemos todos os dias não machuca seu subconsciente? não martelam sua cabeça? Então, não veja jornal, não vá ao cinema, não leia um bom livro e não ouça música secular, nem vá em festas regadas ao vinho, pois bebidas alcoólicas também não são aprovadas por Deus (Jesus, what a shame - I'm very dissapointed!). Que início de ministério mais esquisito, Jesus!
   Que Sua misericórdia e bondade nos sigam todos os nossos dias, amém! 
   Deus nos abençoe.

   
   

No comments:

Post a Comment